segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prova Brasil, conversando com o alunos...


A Profª Sônia Inês, técnica da SEMED, é madrinha em nossa escola na Prova Brasil deste ano e esteve conversando com os alunos de 5º e 9º anos sobre este acontecimento, relatando a natureza desta avalição para a melhoria da qualidade de ensino, afinal quem mais lucra com a Prova Brasil é o aluno, que vai receber mais qualificações na aprendizagem de sua escola. Marcamos aqui um clic de sua fala com o alunado que enfrentará a prova de 9 à 13 de novembro.






Reforço Escolar/GAE-3º ao 5º anos-Matemática












Em matemática as atividades baseiam-se na resolução de problemas, cálculos básicos, partindo do imaginário da quantidade para o concreto do raciocínio lógico e nisso usamos material dourado: somar, subtrair, multiplicar e dividir. Não há fórmula mágica, mas atenção e ação no conhecer o problema do aluno e fazer a intervenção!
A profª Irene é a professora do reforço escolar-GAE-da turma de 3º ao 5º anos.



Reforço Escolar-GAE-3º ao 5ºanos-L.Portuguesa





A proposta de trabalho do GAE é leitura, interpretação, produção de texto em Língua Portuguesa, onde a intervenção profª/aluno é individualizada, a correção é imediata e o aluno é motivado para aprender mais!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Equipe é trabalho de convivência diária... Parte I

Nossa diretora Lucy Marta Nantes de Castro, que pilota o boeing Eulália Neto Lessa, com 16 salas de aula em cada período, 946 alunos (mais pai, mãe, avós,...), 75 funcionários e um espaço físico de 7.058.30 metros quadrados. E mostramos, abaixo, as "comissárias de bordo" deste grande avião...
A equipe está quase toda aqui:
supervisora Nádia (6º ao 9º), diretora-adjunta Héricka Mayka, orientadora Ceneide (pré ao 5º), a diretora Lucy Marta, supervisora Lucelaine (pré ao 5º) e a coordenadora do projeto do recreio, profª Gladir, abaixo, em outro registro fotográfico temos a orientadora Elietty (6º ao 9º) que é a coordenadora do Projeto Segurança no Trânsito em nossa escola. É uma equipe em sintonia e engajada no sucesso da escola.




Visita para a Gestão Escolar


A Técnica de Gestão, Profª Eliana Leite de Souza, esteve em visita às diretoras Lucy Marta e Héricka Mayka para avaliarem a dimensão técnica da escola. Na sala das diretoras, a técnica conversou e direcionou os trabalhos que lhe competem. Marcamos o momento e "clicamos para o blog da escola". Afinal todos nós somos avaliados e isso nos auxilia para sermos sempre melhores!

MADRINHA, nós temos também!!


A SEMED nos deu uma madrinha para a Prova Brasil, que além de ser uma pessoa linda, também é muito querida para nós, estamos falando da Profª Sônia Inês, que esteve em reunião com os pais dos 5º e 9º anos, no dia 03 de outubro, explicando sobre a importância desta prova que avalia habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas com cálculos. A profª Sônia Inês esteve acompanhada da profª Matilde, que fez um trabalho exclusivo com a profª Célia-Pré A e esta supervisora (Lucelaine) sobre alunos ANEEs.


Exposição de Ciências e Matemática no CECAP




A funcionária da biblioteca,Silsa Velasquez, esteve no CECEMCA dia 03/10, no antigo CECAP, para prestigiar a exposição de Ciências e Matemática-CECEMCA e nos trouxe lindas imagens do que viu.
Escolhemos algumas para dividir com você este momento de cultura e PARABENIZAMOS os coordenadores da exposição pela bela apresentação!






Leitura com microfone no 3º ano C


A profª Elaine, do 3º ano C, fez uma atividade de leitura diferente: leitura no microfone! A idéia central é a entonação de voz, postura de leitor e a prática da leitura em voz alta. Os alunos capricharam e... é claro: todos queriam então fazer leitura para a sala toda ouvir. Deu certo! Vale copiar!!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Parabenizamos aos participantes do Concurso "Águas Guariroba-Esgoto Tratado é Saúde!" O concurso premiou aos vencedores dos primeiros lugares com uma bicicleta No quesito Redação: aluno Lucas Sousa Miralles do 8ºA
No desenho: Wesley Acosta Silva do 2º ano D
Na frase: Felipe Francisco dos Santos Gomes do 4º ano A
A culminância do concurso foi em 29/09/09, nos períodos matutino e vespertino. O concurso foi uma idéia propagada no último encontro pólo, nas salas de 5º anos e nossa profª Kátia Mara nos trouxe a possibilidade de entrarmos; a esta supervisora (Lucelaine) coube os contatos e organização na escola, para então brindarmos nossa comunidade com orientações sobre as vantagens do esgoto tratado em seu bairro, tudo muito bem exposto com o teatro da Guaribinha, personagem que fala dos cuidados com o ambiente natural e o que as Águas Guariroba fazem neste sentido. Agradecemos ao Adriano, Willian e a Karen da Águas Guariroba que fizeram a diferença na escola em virtude do concurso.
























Teatro da Guaribinha que, além de divertido foi extremamente didático nas informações sobre esgoto tratado e o meio ambiente.









Diretora Lucy Marta e o Sr.Willian, funcionário da Águas Guariroba, na ocasião da premiação dos vencedores.

Semana do Trânsito !!
























Nossos alunos trabalharam o tema: Trânsito na sala de aula e expuseram seus cartazes nos corredores da escola. Outras turmas fizeram maquetes das placas de sinalização, músicas e representações do trânsito de nossa cidade. Ficamos felizes pelos trabalhos apresentados à comunidade. Ressaltamos que o Projeto Trânsito está dentro do Projeto Amigos da Escola e o Trânsito Seguro que viabilizou nossa parceria com o DETRAN-MS e a AGETRAN, ações que foram notícia nos meios de comunicação neste mês de setembro e que criaram ações para sinalizar o entorno da escola e restaurar o funcionamento da lombada eletrônica na BR/MS 080. A coordenação deste projeto em nossa escola ficou com a orientadora Elietty Andreussi e sua equipe de colaboradores funcionários, pais e professores da escola).




Conselho Escolar 2009






Aconteceu em 29/09/09 a votação para o 1º Conselho Escolar em nossa escola. Todos os segmentos votaram: administrativos, pais, alunos e professores, elegendo seus representantes, sendo que houve empate em alguns resultados, ocasionando nova votação e apuração em 02/10/09. Estamos no aguardo dos resultados concludentes.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O cravo e a rosa no 2º ano D








O cravo brigou com a rosa... A Profª Maria, do 2º ano D, realizou um teatrinho com seus aluninhos: o cravo e a rosa. A supervisora Lucelaine e a orientadora Ceneide foram conferir de pertinho e clicar as fofuras que viram lá. A profª Maria é nossa fiel colaboradora e muito tem mostrado com suas dinâmicas aulas em nosso convívio! Clic! Clic! Merece foto no blog, com certeza!!!


Arte confeccionada pelos alunos de 7º anos





A profª Neiva ( Artes dos anos finais do Ens. Fundamental ) definiu com seus alunos de 7º anos, os contornos de obras de arte que marcam o tempo, como o Abaporu de Tarcila do Amaral, e seus alunos recriaram algumas obras que, com certeza, ficarão na lembrança.

GAE - 6º ao 9º anos


A profª Jaqueline lidera as aulas do GAE da turma de 6º ao 9º anos. As aulas de acompanhamento escolar no contra-turno começaram em agosto, sob a supervisão/orientação de Nádia e Elietty e os alunos estão aproveitando estas horas para tirarem suas dúvidas e buscar esclarecimentos dos conteúdos mais complexos. A turma está se preparando cada vez mais e melhor para avançar nos estudos.